Júlio de Castilhos tem população de 18.226 habitantes com 1.929,544 km² de extensão e está a 62 km de Santa Maria e sob a gestão do Prefeito Bernardo Quatrin Dalla Corte tem avançado em uma gama de setores. Através das Secretarias Municipais da Administração e Fazenda, registra a abertura de 711 empresas durante a atual gestão e, para os servidores públicos, o aumento de 27,71% no salário e 66,67% no vale alimentação.
Visando o Esporte e Lazer, foram realizados nove campeonatos municipais dos esportes Vôlei, Futsal e Futebol, assim como duas rústicas, jogos escolares e atividades no turno inverso. Na cultura, o município foi contemplado com aproximadamente 350 mil pela Lei Paulo Gustavo e pela Política Nacional Aldir Blanc. E, entre outros eventos populares, ocorreu a 5ª Convenção Nativista.
Educação
Com cerca de 8 milhões e 600 mil reais, a atual gestão de Júlio de Castilhos se destacou pelos valores que investiu em equipamentos e estruturas físicas relacionadas à educação. Destacam-se, nesse ponto, a realização de melhorias (pinturas, troca de pisos e portas, fechamentos dos pátios) e aquisição de móveis, eletrodomésticos e produtos gerais para as escolas municipais, sendo que quatro delas receberam coberturas de policarbonato. Vale mencionar, ainda, a implantação de salas multimídias em quatro instituições.
Em 2023, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Waihrich Filho passou a adotar o modelo Cívico-Militar, recebendo uniformes compostos por oito peças e um ginásio poliesportivo em sua estrutura. Para as demais escolas, a Prefeitura distribuiu novos kits de vestuário com seis peças e 1 par de tênis, além de mochilas e estojos.
Em 2024, ocorreu a implantação do tempo integral na Escola Municipal Fundamental (EMF) Visconde de Mauá com aulas práticas no turno da tarde. E, em relação a ações para o futuro, ocorrerá a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Val de Serra, a ampliação da EMEFCM Miguel Waihrich Filho, entrega de camisetas de manga curta e longa no uniforme escolar e revitalização de sala interativa na EMF Visconde de Mauá.
Saúde
Em relação a estruturas, ocorreu as ampliações e reformas da Farmácia Básica Municipal e da sede do Projeto Rede Bem Cuidar. Aliado a isso, aconteceram investimentos em atendimento especializado junto ao Hospital Bernardina Salles de Barros.
Durante os últimos três anos, foram feitos empregos de recursos constantes em equipamentos médico-hospitalares e odontológicos, inclusive para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Movél, assim como em consultas, serviços e exames especializados. Completando, foram adquiridas três ambulâncias tipo A e seis veículos.
Em média, a Secretaria de Saúde realizou 7.447 consultas, 7.034 visitas domiciliares e 26.280 procedimentos profissionais de saúde por mês nos últimos três anos.
Infraestrutura
O objetivo da gestão municipal de Júlio de Castilhos é calçar 100% das ruas da cidade e, para alcançá-lo, reparos foram feitos em diversas ruas. Vale destacar, ainda, a pavimentação asfáltica na Avenida Convenção, na Avenida Jorge Mascarenhas e projetos para executar neste ano de outras seis avenidas, a exemplo da Fernando Abott e Novembrino Loureiro.
No quesito de obras, foram executadas melhorias no prédio da Clínica Veterinária - Bloco Cirúrgico para castração de animais em que foram atendidos mais de 1.300 animais nos últimos três anos.
No Cemitério Municipal, ocorreu a pavimentação com bloco intertravado, melhorias e revitalização em todo espaço, além disso, foram entregues 40 gavetas mortuárias.
Um grande orgulho da Prefeitura Municipal é a conclusão da unidade do Corpo de Bombeiros Militar, que virou referência estadual de serviço regional ao atender, além de Júlio de Castilhos, as cidades de Tupanciretã, Pinhal Grande e Ivorá dando mais segurança para os municípios.
Além disso tudo, foram adquiridos 1630 novas lâmpadas e equipamentos para iluminação pública e estão em fase de desenvolvimento a obra do novo Galpão Parque de Máquinas.
Agricultura e Assistência Social
Para os agricultores castilhenses, ocorreu a distribuição de calcário, cerca de 1500 horas de máquinas contratadas, 600 cestas básicas distribuídas pela Defesa Civil e mais de 600 cargas para empedramento em propriedades. Assim como a abertura de aproximadamente 800 bueiros e de 60 microaçudes.
No âmbito da assistência social, foi reativado o Departamento de Habitação em 2021 e, a partir disso, foram entregues 35 unidades habitacionais e 113 reformas em casas. Além disso, estão em andamento os projetos de reforma e expansão das instalações do CRAS e do CREAS, com um investimento total de aproximadamente 320 mil reais e, através do Minha Casa, Minha Vida, 50 unidades habitacionais serão entregues no município.